Uniprime Oeste Paulista
Internet Banking
Produtos e Serviços

Portabilidade Salarial

Portabilidade Salarial – Uniprime Oeste Paulista

O que é portabilidade de salário?

A portabilidade de salário é a possibilidade de receber seus salários, proventos ou similares no banco de sua escolha, sem custos adicionais para isso. Essa escolha independe do banco escolhido pelo empregador ou pela entidade pagadora para realização do pagamento da folha.

Quais tarifas são cobradas para o cliente que exerce a portabilidade?

Não há cobrança de tarifas na portabilidade de salário. Você pode comparar os valores das tarifas bancárias cobradas em cada instituição financeira pelo site do Banco Central do Brasil.

Quem pode pedir a portabilidade?

Qualquer funcionário do setor público ou privado, com vínculo empregatício e que receba seu salário por meio de folha de pagamento.

Como faço para transferir o meu salário?

Você pode pedir a portabilidade de salário pelo site da Uniprime preenchendo os dados nesta página que a nossa central entrará em contato para finalizar o processo. Você também pode ir até uma agência Uniprime mais próxima e fazer a solicitação.

Qual prazo para efetivar a Portabilidade?

O banco tem até 10 dias úteis para processar sua solicitação. Fique atento ao prazo e à data de pagamento do seu salário. Lembramos que, uma vez solicitada e efetivada a portabilidade, a transferência do salário passa a ser automática, no mesmo dia do pagamento do salário, ficando disponível no banco de destino até às 12h00.

A data de pagamento do meu salário será mantida com a Portabilidade?

Sim. Uma vez solicitada e efetivada a portabilidade, a transferência do salário passa a ser automática, no mesmo dia do pagamento do salário.

A transferência pode ser feita para conta de titularidade diferente?

Não. A portabilidade de salário somente é permitida para uma conta de mesma titularidade.

É necessário solicitar a transferência de salário todos os meses?

Não. Uma vez solicitada e efetivada a portabilidade, a transferência do salário passa a ser automática, sempre no mesmo dia do pagamento do salário.

Havendo empréstimo ou financiamento contraído na instituição financeira contratada para realizar o serviço de pagamento de salário, pode a instituição realizar desconto das parcelas na conta salário?

Sim. As parcelas de operações de crédito ativas podem ser descontadas diretamente da conta-salário caso o titular do pagamento tenha autorizado, prévia e formalmente, a realização deste débito.

Os beneficiários do INSS podem efetuar a portabilidade de salário?

Não. A portabilidade de salário não se aplica aos beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), por não possuírem conta salário. Neste caso, o ideal é que você consulte as regras do INSS para solicitação de alteração de banco pagadora de benefício ou aposentadoria.

Como é regulamentada a portabilidade?

Portabilidade de salário é regulamentada pelas seguintes normas:

•Resolução CMN nº 3.402 de 2006

•Resolução CMN nº 3.424 de 2006

•Circular BCB nº 3.336 de 2006

•Circular BCB nº 3.338 de 2006

•Resolução CMN nº 4.639 de 2018


As Resoluções nº 3.402 e 3.424 do CMN (Conselho Monetário Nacional), que instituíram a portabilidade de salário de um banco para outro, entraram em vigor em 2007. Em janeiro de 2012, essas mesmas determinações (portabilidade de salário) passaram a valer também para o setor público. Já a resolução nº 4.639 instituiu a possibilidade de solicitar a portabilidade salarial para instituições de pagamento e diretamente na empresa destino do pagamento, entrou em vigor em julho de 2018.

Quais bancos aderiram ao sistema de portabilidade?

Todos os bancos são obrigados a fazer a portabilidade de salário quando firmam um contrato de prestação de serviços de folha de pagamento com o empregador.

O que é necessário fazer para realizar a transferência de um banco para outro dos recursos da conta salário para uma conta de depósitos (portabilidade do salário)?

Você deve formalizar a solicitação de portabilidade de salário pelo site da Uniprime preenchendo os dados nesta página que a nossa central entrará em contato para finalizar o processo. Você também pode ir até uma agência Uniprime mais próxima. Basta realizar o pedido uma única vez, indicando a conta em que deseja receber o seu salário. Após essa solicitação, seu salário passará a ser transferido mensalmente, de forma automática, para a conta indicada por você.


Atenção: o banco tem até 10 dias úteis para processar a sua solicitação. Fique atento ao prazo e à data de pagamento do seu salário.

 

Acesse o link e faça o seu Pedido: Portabilidade de Conta Salário

Voltar
Últimas Notícias
Governo zera cobrança de IOF por 90 dias, anuncia Receita

O secretário especial da Receita Federal, José Tostes Neto, anuncio...